segunda-feira, 9 de setembro de 2013

As novas misturas de cor no décor

Verde e rosa ficam bem no décor. Parede bicolor é tendência. Azul combina, sim, com marrom. Quatro especialistas falam sobre as tendencias do momento para decoração. Confira:

Inspire-se nas misturas de cores da natureza. Eis a sugestão da arquiteta Camila Urbanetto, do Rio de Janeiro (e, portanto, acostumada a contemplar as mais belas paisagens naturais). "Pensar naquilo que vemos todos os dias é uma boa base para elaborar a decoração", afirma. "Afinal, a combinação já existe e está pronta e linda." No quarto acima, assinado por ela, as variações de marrom remetem à terra, enquanto o azul faz lembrar o céu e o mar. A parede cinza e neutra faz o contraponto ideal à mistura inusitada. "Também indico usar a mesma cor em diferentes nuances e texturas", conta Camila. "A repetição deixa o resultado ainda mais chique e contemporâneo."

As cores mais famosas do Carnaval extrapolaram os muros da Sapucaí e chegaram à sala de casa. Quem garante é o arquiteto Guilherme Torres, de São Paulo, que apostou no duo verde e rosa aliado ao azul-turquesa para criar o ambiente de atmosfera. "Gosto de usar uma paleta inspirada na moda dos anos 1960 e 70", afirma ele. O toque contemporâneo é dado pela tinta opaca aplicada na parede, pelo mobiliário preto e branco e pelo mix de texturas entre os tecidos usados no sofá e nos tapetes.

Jamie Oliver, Nigella Lawson, Olivier Anquier e tantos outros top chefs já deram o recado: cozinha é lugar de criatividade e diversão. Siga a receita à risca e ouse também nas cores das paredes, dos armários e dos utensílios. Tons tão quentes quanto refeições recém-saídas do forno são bem-vindos. Que tal apostar no incomum combo de laranja e azul? "As duas cores ficam muito bem quando aplicadas sobre superfícies brilhantes, como o plástico e o metal, muito presentes na cozinha", diz o arquiteto Maurício Arruda, de São Paulo, que lançou mão da tática no projeto acima.

Foi-se o tempo em que era tendência pintar apenas uma das paredes de uma cor mais chamativa. Segundo o designer Fábio Galeazzo, de São Paulo, o moderno agora é apostar em até dois tons a fim de formar desenhos geométricos. Se as nuances forem opostas, melhor ainda. "Por contrastarem entre si, o roxo e o amarelo deixam o espaço mais empolgante", afirma ele. O segredo do sucesso, porém, está na tonalidade exata das tintas nem muito vibrantes nem apagadas demais. "Coloque um pouco de pigmento cinza nelas", ensina Galeazzo. "Assim, ficarão mais escuras sem perder suas propriedades originais."

via

Nenhum comentário:

Postar um comentário