segunda-feira, 29 de julho de 2013

Loft Vasco em Porto Alegre, materiais alternativos e criatividade.

Loft-Vasco-Zupi-3

A Casa Vasco é um projeto criativo de reforma que usa materiais de construção como móveis, em Porto Alegre. Projeto do escritório Urbana Arquitetura, em uma obra inacabada de 246 m2, base do trabalho, que tinha como principais objetivos tornar a a estrutura habitável, aconchegante e adequada ao estilo de vida despojado do morador, que adora receber os amigos. Tudo isso, claro, com o menor custo possível.

content_mosaico4

A reforma durou cerca de um ano e mantém esse estilo industrial, com canaletas e tubos aparentes. O conforto térmico e acústico foi alcançado com a implementação de telhas sanduíche, as únicas que se adaptavam às inclinações da estrutura original. Outro fator que ajuda no controle da temperatura é a cobertura verde do terraço, situado logo acima do quarto do proprietário. Aliás, o dormitório é o único ambiente separado, já que o projeto conta com a integração plena dos ambientes. O limite de cada ambiente é demarcado sutilmente. Na sala, por exemplo, o piso diferenciado de parquet deixa o espaço mais aconchegante.

content_mosaicx_1

content_mosaicocomparativo2

O reaproveitamento de materiais é que deixa esse projeto mais criativo e barato. O piso do terraço é feito de tijolos de demolição e brita. A escada de acesso foi construída a partir de madeira que sobrou da obra. A decoração é jovem e tem alguns pontos de cor harmonizados com as paredes em concreto aparente. Concreto que também foi usado para compor o sofá, suspenso em uma laje de 4 m, com almofadas confeccionadas sob medida. A apropriação de materiais não parou por aí: o mobiliário da cozinha foi feito em compensados de madeira e outras peças foram reaproveitadas ou herdadas de amigos e familiares.

Fonte Site Bimbon

Nenhum comentário:

Postar um comentário